ATENÇÃO!!!

Você ao clicar nas propagandas, você ajuda esse canal.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Como Controlar Pensamentos e Reações:



Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é 
Deus, que não vos deixará tentar 
acima do que podeis, antes com a tentação dará também o 
escape, para que a possais 
suportar. 
1 Coríntios 10:13
                                                                               
Introdução:

Muitas vezes, os nossos pensamentos não coincidem com os pensamentos de Deus. Pensamos em fazer muitas coisas, em realizar sonhos, em vencer na vida, em fazer isso ou aquilo, tudo para satisfazer os nossos deleites, sem se importar muitas veses se aquilo que desejamos é da vontade de Deus ou não.
Os nossos pensamentos são a causa das nossas atitudes, o que desejamos vai determinar o que iremos buscar ou fazer, por isso é importante guarda a nossa mente para que mediante a uma situação inesperada ou premeditada, possamos consultar a nosso subconsciente e não fazermos aquilo que iremos nos arrepender depois.
Devemos dar asas aos nossos pensamentos, mas dirigindo-os para o que for bom, para o que agrada a Deus.

  1. O que se pode entender por pensamento:

·        A formação dos pensamentos e das reações emocionais é um mistério, tanto são provocados pelo mundo exterior como são gerados do nosso interior.
O pensamento é faculdade que temos de conceber, combinar, compara e compartilhar idéias.

·        Reação é uma atitude que esboçamos diante de uma ação provocativa. Se a nossa emoção estiver tensa, ocorre um bloqueio da racionalidade, levando o ser humano a reagir por instinto como um animal, se a emoção estiver serena e tranqüila, há uma abertura da memória e expande-se a arte de pensar.
São nos primeiros trinta segundos de tensão que cometemos os maiores erros das nossas vidas, a melhor resposta quando estamos tensos e não dar resposta, é ficar em silencio até que a tensão passe. E como isso é difícil, porque nós vivemos esperando a oportunidade de descontar algo, e que melhor hora para se fazer isso se não quando a oportunidade aparece e estamos tensos.

·        Por mais que o homem seja um ser pensante como bem disse o pensador René Decarter “Penso, logo existo”, ele não é capaz de controlar tudo o que vai ser armazenado em seus pensamentos, na sua maioria, isso ocorre automaticamente, principalmente o que vai ficar armazenado  “no subconsciente” (zona da mente em que se situam fenômenos psíquicos latentes no indivíduo, que influenciam a sua conduta e atitudes e facilmente afloram à consciência).
E a língua sem dúvida nenhuma é a maior expressão do pensamento do individuo, o ajuda a concretizar e a dar tradução aos pensamentos, por isso que a palavra de Deus nos diz que a “boca fala o que o coração está cheio” (Mt. 12.34), e na tricotomia do homem o coração e a alma, a sede dos pensamentos, da razão, dos sentimentos e das emoções do homem.
Por isso o Senhor nos adverte tomarmos cuidado com aquilo que vemos , ouvimos e nos envolvemos ( Sl.1.1-3; 1Co. 15.33), para que o nosso coração não se encha dessas coisas (Mc. 7.19-23; 21.34).

    2. O pecado começa na mente:

Todo pecado que o homem comete começa na mente, a área mais difícil de se controlar.
Por isso o Senhor no período da graça trata das questões que levam o homem ao erro  na causa, como está registrado no sermão do monte, se o homem não deixar fluir em seu coração o mal, ele não irar praticá-lo.
O diabo também sabe que o pecado do homem começa na mente por isso ele lança sobre nós, pensamentos contrários a vontade de Deus (Ef.6.16;)
Na mente o homem é capaz de adulterar, cobiçar, idolatrar, murmurar, amaldiçoar  e cometer uma série de outras torpezas sem que as outras pessoas saibam,mas Deus sabe porque não há na da encoberto aos seus olhos, Ele sonda a mente e coração do homem. (Pv. 21.2).
   3. O que provoca o pecado da mente:

Esquecendo um pouco dos dois principais agentes que provocam em nós o pecado da mente: a nossa natureza pecaminosa e o diabo.
No dia-a-dia a nossa mente é bombardeada em todo tempo por todas as espécies de futilidades e sujeiras, o que serve como alimento para a nossa natureza e elementos para a ação do maligno. O que isso não é justificativa para ficarmos pecando, mas isso é um fato que não podemos ignorar.

  3.1. O consumismo:

Vivemos hoje em um mundo totalmente consumista, somos bombardeados diariamente com propagandas de facilidades de consumo o que desperta ainda mais a nossa cobiça, e ainda vivemos hoje com uma ideologia de quese outro tem você também pode e deve ter.

  3.2. A lascívia:

A lascívia é algo espantoso hoje em dia, onde quer que vamos lá estão eles, homens e mulheres seminus, com a sensualidade aflorada.
·         Até mesmo em nosso meio tem irmãos que contribuem muito para isso.
·        Nesse pecado não há ninguém inocente, porque quem assim se veste sabe claramente questão se comportando de maneira sensual, .as nada fazem para mudar, muito pelo contrário cada vez mais, se comportam sensualmente.
·        Não se enganem o que cobiçar não tem pecado maior do que aquele que se faz cobiçar.Uma coisa é certa antes nós influenciarmos os costumes do mundo, mais agora o mundo esta ditando a moda aqui dentro, e só não ver quem não quer.
Nós somos livres para usarmos o tipo de roupa que quisermos mais a nossa liberdade termina onde começa a lascívia.

      3.3. A ostentação:

A ostentação é outro fator que desperta a cobiças nas pessoas, essa necessidade que nós temos de demonstrarmos para as outras pessoas que estamos bem ou melhor do que as outras pessoas, é algo perigosíssimo, e isso no meio evangélico é muito grande.
·        A pessoa tem e deve isufluir de todos os bens que Deus lhe deu,por que isso é bom e agradável diante de Deus e quem não faz isso é malicioso ou mesquinho, dois pecados horríveis:
·         O que estamos tentando falar é de pessoas que colocam uma roupa não para vestir o melhor para o Senhor, e sim para querer ser a pessoa mais bem vestida da igreja.
·         Para essa pessoa ser notada é melhor do que sentir a presença de Deus, ela necessita de estar sempre sendo aprovada pelos homens em tudo e em qualquer lugar sem se importar se estar sendo aprovada por Deus, porque ela considera a aprovação dos homens ser uma pessoa abençoada por Deus.

   3.4. O sofisma:

Um dos piores pecados que vemos nesses últimos dias é o sofisma, e tem feito cair igrejas inteiras.
São idéias a atitudes arrogantes, que são contra o conhecimento e a obediência e a verdade (2Co. 10.5)

3.4.1. O exemplo de Eva.
Adão e Eva tinham recebido uma ordem explicita de Deus para que não comecem o fruto da arvore da ciência do bem e do mal.
Só que Eva quando foi tentada pela serpente teve um raciocínio lógico e natural em cima de todas as possibilidades, de acordo com o que a serpente tinha lhe falado.
·       Ela teve uns entendimentos racionais, lógicos e humanos a obediência de Deus, e Adão depois fez o mesmo.

3.4.2. Não podemos ser iguais a Adão e Eva.

Não podemos ter uns raciocínios lógicos, humanos e naturais à obediência da verdade, nós não estamos aqui para nos conformar com esse mundo (Rm. 12.2; Ef.5.11), quer agradando ou não esse deve ser o nosso o nosso comportamento que é a reação dos nossos pensamentos.
·        Não podemos nos conformar e dizer, as coisas são assim mesmo, as coisas mudaram, os tempos agora são outros,não faz mal, por que isso é condenável diante de Deus (Ml. 1.7), E ele nos adverte a resistirmos  contra o pecado a ponto de derramarmos o nosso próprio sangue (Hb.12.4).

    4. Como resistir ao pecado da mente:

    4.1. Usando as armas espirituais: (Ef. 6.10)

    4.2. Destruir as fortalezas:

usando as armas espirituais nós conseguiremos destruir essas fortalezas (2Co.10.4), temos que destruir todas as idéias a atitudes arrogantes que são contra a verdade, que são contra a palavra de Deus, e aprisionarmos todas as vontades de desobedecer essas verdades (2Co.10.5)

4.3. Cultivando bons pensamentos: (Fl.4.8)  

            Essa forma de ser, de pensar e de agir é inteiramente compatível com o fruto do Espírito que está em nós. É algo que se desenvolve  por meio de vigilância e oração ( mt 26.41).


        TUDO QUE É VERDADEIRO:
           A atitude do crente, bem como suas palavras devem fazer          contraste com a mentira, a falsidade e a hipocrisia ( 1 Jo 1.6 ) ;
RESPEITÁVEL ou honesto :
Dignidade decorrente  da salvação, o crente deverá ocupar  sua atenção com assuntos relevantes, fugindo da mediocridade ( Ef 5.3,4 )
JUSTO : Palavra relacionada ao espírito de retidão . O crente , justificado em Cristo , ocupar-se-à  de coisas justas, certas e retas ( 1 Jo 3.7 )
PURO : Chamado para praticar a santidade, o crente terá a sua mente limpa em relação às impurezas do mundo ( Ef 4.17-20).
AMÁVEL : A delicadeza e cortesia fazem parte da vida cristã ( Fp 2.1-4 ).
DE BOA FAMA : O crente evitará qualquer coisa que possa macular a vida de alguém , ou a sua própria (  Tg 4. 11,12: Dn 6.4).
SE ALGUMA VIRTUDE HÁ, ou seja, se for algo excelente : o crente deverá ser uma pessoa que se esmere em fazer tudo bem feito , da melhor maneira possível, do modo mais excelente , e que esse padrão de conduta esteja em todas as áreas de sua vida ( 1 Rs 10.4-8; Fp 1.9,10 ).
 SE ALGUM LOUVOR EXISTE, isto é , se for digno de aprovação: sem se preocupar com o louvor dos homens, o crente deve fazer tudo para que as sua obras sejam sempre aprovadas e glorifiquem a Deus ( Cl 4.5 )       

4-4 Orar em pensamento ( 1 Ts 5.17 )
 Como nós podemos orar sem cessar se não orarmos em pensamento, a oração e a adoração em pensamento, anula o pecado da mente

4-5  Cultivando o pensamento na salvação.
·         mentalizar o fato  de que estamos  mortos para o pecado e vivos para Deus ( Rm 6.11 )
·         não dar lugar para o pecado reinar em nosso coração ( Rm 6.12 )
·         não dar chance para que o nosso corpo seja contaminado  pelo pecado, satisfazendo as tentações dos desejos carnais (Rm 6.13 )


CONCLUSÃO:

            Para o cristão ser vitorioso, é preciso, em primeiro lugar, ter a mente de Cristo .
            E da nossa mente que partem as idéias através dos pensamentos que vão nortear a nossa vida . Se a mente é sã, todo o corpo será saudável.Porém, se a mente estiver poluída ou comprometida com maus pensamentos, tudo o mais estará contaminado .







                                                                                                                 Prof. Luiz Carlos S. Soares.

               






  

                     

Um comentário:

  1. ótimo estudo vai me ajudar muito na aula em vamos estar ministrando na próxima sexta feira Deus continue te dando sabedoria

    ResponderExcluir