ATENÇÃO!!!

Você ao clicar nas propagandas, você ajuda esse canal.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

A idolatria nas igrejas evangélica:


    

Introdução:

Durante o período em que o povo de Israel viveu escravo no Egito, ela foi subjulgada por uma nação pagã que adorava vários deuses, ao deixarem o cativeiro o Senhor os alertou para que não adorassem outros deuses (Ex. 20.3-5).
Só que infelizmente Israel desobedeceu a Deus construindo um bezerro de ouro, e caiu na idolatria repetida vezes ( Ex. 32; 2Cr. 34.33; Os. 8.4; 10.5).
Muitos crentes que embora professem o nome de Cristo curvam-se diante os inúmeros ídolos que o mundo vai esculpindo.

A confecção do bezerro de Ouro: Muitos acreditam que o Bezerro de ouro foi escolhido devido a familiaridade dos hebreus com o culto ao touro no Egito. No entanto isso é muito improvável.  O bezerro de ouro claramente representa a impaciência dos Hebreus e a intenção de louvar a Deus a sua própria maneira. A confecção do bezerro fundido de ouro não foi uma tentativa de abandonar o culto ao verdadeiro a Deus. Antes o bezerro fundido deveria servir como um sinal de sua presença. Foi por isso que Deus disse  no decálogo para que eles não fizessem nada que o representasse.
O que os israelitas buscavam eram ter um Deus mas acessível a eles, e que pudessem adora-lo da sua maneira e com as festas que os satisfizessem, por que o Deus que apareceu no monte era muito terrível e tremendo. Um Deus que eles não podiam chegar perto, nem toca-lo ou falar com Ele, e acerca de Moises que era o único que poderia fazer isso, ele subiu para Falar com esse Deus e não “... sabemos o que se sucedeu dele”.

O bezerro de ouro aponta para “Cristo”, que esta sendo construído hoje, um Jesus do nosso jeito, e que não faça exigências, e que a Gente possa na sua presença “... comer e beber e depois folgar”, sem ter compromisso, ou obrigações. Estamos transformando Jesus em um ídolo, andando com ele pendurado no pescoço, tatuado no corpo, adesivado nos carros, pregados nas casas e lojas. Nos dirigindo a Ele quando temos alguma necessidade, em época festiva, com muitos eventos ou para realizarmos alguma prece pagando a nossa penitencia, com o codinome de campanha, mas sem conhecê-lo ou termos compromisso com Ele.
Mas Deus não demora em mandar Moises descer do monte, e lançar em lançar em rosto de Arão a sua dissolução, a quebrar a até moer o “Jesus de ouro” e misturar com água e dar para o idólatra beberem, e fazer separação entre os idólatras e os fieis, e mandar matar todos os que não permaneceram fieis.



        1.  O que é a idolatria:

A palavra idolatria vem do grego "erdom”  que significa imagem, mais “latria” que significa adoração, portanto idolatria é a adoração aos ídolos.

         1.1.  Conceito teológico:

Teologicamente idolatria não é apenas cultuar imagem de escultura como fazem os praticantes de diversas religiões. Mas idolatria é tudo aquilo (formas e praticas) que em nossos corações tira à primazia, a honra, a glória e a devoção que pertencem somente a Deus.
As modernas idolatrias como (riquezas, prazeres, fama, supertições etc.), apesar de seus disfarces e nuanceis, são tão nocivas quantas aquelas que levaram Israel ruína.

     2.  Como a Bíblia descreve a idolatria:

• Como uma Abominação (Dt. 7.25).
• Algo Odioso (Dt.16.22).
• Totalmente Vã e Tola (Sl. 115.4-7; 1Co.8.4; At. 17.24).
• Destituído de preconceito (Jz. 10.14; Is. 46.7).
• Como algo Irracional (At. 17.29; Rm. 1.21-26; Sl. 115.4-8)
• Constrangedora  (Ex. 20.7; 36.18).
• Carnal e demoníaca (Gl. 5.20; 1Co. 10. 19,20).
• Uma Prostituição espiritual (Ez. 23.1-49; Os. 2.2-20; Jr. 3. 6-13; Ez. 16—20).

Deus desde o princípio sempre condenou a qualquer tipo de idolatria (Ex. 20.14,34,13,17; Dt. 4.6; 1Tm. 1.9; 1Jo. 5.21), e os profetas sempre falaram contra essa prática (Sl. 115.4-8; Is. 2.8; 40.18-20; 44.6-20).


     3.  As formas de idolatria que encontramos hoje na igreja:

     3.1. Autolatria (endeusamento do ego):

A autolatria é uma característica de toda criatura consciente que não se contenta com o que é, essa forma de idolatria começou com Lúcifer quando ele quis ser igual a Deus e estabelecer o seu trono no céu ao lado do Trono do Altíssimo (Ez. 28.11-17). E em seguida com Adão e Eva quando tomaram do fruto que o Senhor proibiu, com o desejo de serem igual a Deus (Gn. 3.1-6), e o resultado disso foi a contaminação de todos os homens pelo orgulho, pela soberba, altivez de espírito etc. por intermédio da queda (Rm. 6.23).

Qualquer pessoa, seja ela, ministro ou não que buscam a sua própria projeção, que gostam de serem solicitadas e saudados pelos homens, que gostam de serem requisitados e de receberem homenagens, que se acham essenciais para realização de qualquer obra ou serviço, que se acham mais dignas do que as outras por causa da sua beleza ou posição social e eclesiástica, ou se acham dona verdade e exigem a primazia, são pessoas idólatras de se mesmo. Vejam alguns exemplos de pessoas autólatras registradas na bíblia:

• Adão e Eva (Gn. 3. 1-6).
• Absalão (2Sm. 15.1-12).
• Nabucodonosor (Dn. 4).
• O pastor Diótrefes (3Jo. 9-11).
• O pastor e a igreja de Laudicéia (Ap. 3.14-22).

   3.1.1. Jesus um exemplo de humildade:

Jesus mesmo sendo igual a Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus e deixar a sua Glória, humilhou-se para fazer a vontade do Pai e se dar pela humanidade caída (Fp. 2.3-11; Mt. 6.9,10; Rm. 14.9), por isso Deus o exaltou soberanamente (Fp. 2.9; Mt. 28.18), e o senhor fará isso com todos aqueles que se humilharem mas o que se exaltarem serão humilhados.

     3.2. Avareza (Amor ao dinheiro) Cl. 3.5:

Deus não condena os bens materiais e sim a dedicação ao dinheiro ou a tudo aquilo que vai lhe proporcionar bens materiais, transformando-o em um Deus (Mt. 6.24).
•  Qualquer pessoa que tem amor ao dinheiro , usura, entra em condenação e será julgada por Deus (Lv. 25.37; Ec. 5.10), Por que o amor ao dinheiro é o princípio de todas espécie de males (1Tm. 6.10).
•  Por causa do dinheiro as pessoas se tornaram lascivas, infiéis, promiscuas, inflexíveis, destituídas de misericórdia, orgulhosas, avarentas, violentas e se esquecem de Deus, é por isso que o amor a riqueza é identificada como demoníaca (1Co. 10.19,20; Cl. 3.5).
A riqueza é transmissora de falsa segurança (Mt. 12.15), é enganadora (Mt. 13.22), que exige total lealdade do coração (Mt. 6. 21). Um Mamom




Obs. O dinheiro é como adubo só serve se for espalhado (Lc. 6.38).

      3.3. A astrologia (Jr. 10.2; Dt.4.9):

O que é a astrologia — segundo os seus adeptos, é o estudo da influencia dos astros no destino e no comportamento das pessoas. Já o horóscopo é a posição em que estavam certos astros na hora de seu nascimento. Os signos é cada umas das constelações do zodíaco que indicam o destino e o caráter dos que nascem em sua influencia (virou cultura nacional).

O que vemos são pessoas que mesmo depois de convertidas não abandonaram esse hábito, ou então a substituíram por coisas supersticiosas semelhantes a essas, caixinha de promessas por exemplo.
Por que Deus condena a astrologia? Por que é uma ofensa contra Ele (Dt. 17.2,3). 
Quem busca e resposta na Bíblia não fica confundido, Ela tem a reaposta para todas as nossas necessidades (Rm. 10.8-11; Sl. 119).

       3.4. Culto aos anjos (Ap. 22.8-9; Cl. 2.18):

• Os anjos são criaturas de Deus (Sl. 33.6)
• Os anjos são espíritos ministradores (Hb. 1.14).
• Os anjos são nossos conservos (Ap. 22.9).

Por isso não devem ser adorados, não devem ser desejado, não devem ser venerados, não devem ter os seus nomes destacados nos culto, não deve ter a sua aparição almejada. E muito menos deve haver um alvoroço quando os seus nomes são citados, o que deveria ser extremamente evitado, mas não é, e isso é idolatria, "culto aos anjos".

As  aparições de anjos podem ser identificada como sendo perigosas quando:  Estes trazem doutrinas estranhas, ou falam do cumprimento de certas promessas feitas pelo Senhor (Gl. 1.18; 2Ts 2.1), e quando não deixam que sejam provados (1Jo. 4.1), esses espíritos não são de Deus são demônios (1Tm. 4.1), transfigurados em espírito se luz (2Co. 11.14).

Obs. Por que existem alguns anjos na Bíblia que receberam adoração? Esses anjos que receberam adoração eles são destacados como sendo o Anjo do Senhor, e eles recebiam adoração por que traziam sobre se todo o peso do nome de Deus (Ex. 22.21). Era na verdade uma teofania, uma pré-aparição de Jesus Cristo no velho testamento (Gn. 32.24,29; Jz. 13.17,18; Is. 9.6).

      3.5. Culto aos homens (Rm. 1.25; 1Jo. 5.21):

A cada dia que se passa vemos cada vez mais homens sendo venerados dentro das igrejas evangélicas no mundo inteiro, ministros de louvores e pregadores carismáticos que arrastam pessoas após se, Eles sabem que o povo tem uma tendência a idolatria e que estão sendo idolatrados não só não fazem nada para evitarem como incentivam tais práticas.
Dão autógrafos, colocam as sua fotos em destaque na igreja,etc. são soberbos e obstinados achando que o evangelho é causa de ganho e projeção pessoal.
Estão sempre buscando os holofotes, gostam de receberem homenageados, de serem servidos, de terem as portas do carro aberta, as suas pastas sendo carregada, gostam de darem autógrafos, receberem premiações e coisas semelhantes a estas. E as pessoas gostam de fazer isso com eles.  Eles gostam de receber e as pessoas gostam de dar,  esta formado o paganismo dentro da Igreja evangélica. (2Pe. 2.1-3)

      4. O que o Crente deve fazer diante da idolatria (Sl. 115.1-3).

• O crente deve fugir da idolatria (1Co. 10.14).
• O crente deve repulsar a idolatria (At. 17.16).
• O crente deve abster-se da idolatria, dessa contaminação (At. 15.20).
• O crente deve guarda-se da idolatria (1Jo. 5.20).

Conclusão:

Deus abomina a idolatria e nós como sendo seus filhos devemos fazer o mesmo, visto que Ele não nos terar como inocente, que a igreja do Senhor seja protegida dessa contaminação que tem a sua origem na soberba e vai tomando os nossos corações sorrateiramente, não nos deixamos  ser idolatrados e nem venhamos a idolatrar a ninguém só o Senhor é Deus (Sl. 115. 1-3) e o único Dominador (Jd. 4,5), e único Senhor (Dt. 6.4) e devemos sempre adora-lo e nunca mudar isso por coisa alguma (Rm. 1.21-23). Aleluias Amem!







Nenhum comentário:

Postar um comentário