ATENÇÃO!!!

Você ao clicar nas propagandas, você ajuda esse canal.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Deus é a Verdade:





Introdução:

A palavra verdade pode ter vários significados,desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão. Usos mais antigos abarcavam o sentido de fidelidade, constância ou sinceridade em atos, palavras e caráter. Assim, "a verdade" pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores. Esta qualificação implica o imaginário, a realidade e a ficção, questões centrais tanto em antropologia cultural, artes, filosofia e a própria razão. Como não há um consenso entre filósofos e acadêmicos, várias teorias e visões a cerca da verdade existem e continuam sendo debatidas.

Para Nietzsche, por exemplo, a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque não se pode alcançar uma certeza sobre a definição do oposto da mentira. Daí seu texto "como filosofar com o martelo".
Mas para a filosofia de René Descartes a certeza é o critério da verdade.

Verdade é: Indentidade de uma representação com a realidade representada; exatidão, realidade, veracidade, autenticidade: verdade histórica.
O que é certo, verdadeiro.Princípio certo, constante; axioma: verdade matemática.
Boa-fé; sinceridade: falar com verdade.

Deus é infinitamente perfeito (Mt. 5.48; Dt. 18.13). Por isso a sua obre é perfeita (Dt. 32.4) e também os seus caminhos são (Sl.18.30). Todas as caracteristica da sua pessoa e da sua natureza não são apenas expressões de algumas atitudes que demonstra ou tem, mas constituem a sua própria substancia, a essência da sua dinvindade. 

1. Deus é a verdade (Jr. 10.10; Dt. 32.4; Sl. 31.5):

Mas o SENHOR Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.

Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.

Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, SENHOR Deus da verdade.

Deus não somente pratica a verdade ou tem atitudes e palavras que perfeitamente condizem com a verdade, mas Ele é a própria verdade. A verdade é a substância da sua pessoa. Por isso Ele é chamado de Verdadeiro Deus (1Jo. 5.20; Jo. 17.3).

E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Esta subsatância "a verdade" não caracterisa apenas o Deus Pai, mas também o Deus Filho (Jo. 14.6) e o Deus Espírito Santo (Jo. 16.13; 1Jo. 5.6).


2. Deus é também a fonte da verdade.

Por isso Ele é chamado "Deus da Verdade" (Sl. 31.5). Toda verdade que existe no univrso tem em Deus a sua origem as suas obras e as suas palavras são sempre verdade (Sl.119.160). "Sempre seja Deus verdadeiro" (Rm. 3.4).
O eterno Deus é luz perfeita e, portanto, é inteiramente impossível que nEle haja trevas “... Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.” (1Jo. 1.5), isto é, que Deus possa negar a se mesmo (2Tm. 2.13) ou minta (Hb. 6.18).

3. A verdade do Senhor é para sempre (Sl. 117.2).

Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do SENHOR dura para sempre. Louvai ao SENHOR.

Assim como Deus é eterno, são também eternos os atributos da sua natureza. A sua verdade é para sempre (Sl. 146.6) e "estende-se de geração há geração" (Sl. 100.5), Esta é a confiança que temos que ter na sua promessa, em seus decretos. Porque Deus jamais poderá revogar a sua palavra (Mt. 5.18; Nm. 23.20).

Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

Eis que recebi mandado de abençoar; pois ele tem abençoado, e eu não o posso revogar.

"A palavra de nosso Deus subsiste eternamente" (Is. 40.8). "Os céus e terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar (Mt. 24.35).


Nenhum comentário:

Postar um comentário