ATENÇÃO!!!

Você ao clicar nas propagandas, você ajuda esse canal.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Jesus O tema Central das Escrituras




E ele lhes disse: O néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. (Lucas 24.25-27)

Introdução:
 
A Bíblia está repleta de Jesus. Toda a profecia O tem como tema. As Escrituras nos fornecem a linha da descendência de Cristo. 
O Messias de Deus, havia de ser a semente da mulher; da raça de Sem; da linhagem de Abraão, por meio de Isaque e Jacó; da tribo de Judá e da família de Davi.
As Escrituras registram eventos futuros relacionados à Pessoa e ministério terreno de Cristo. Desde o lugar do seu nascimento até a sua segunda vinda e seu Reino Eterno - tudo foi predito em termos inequívocos, do Gênesis ao Apocalipse.

1. Cristo, do Gênesis ao Apocalipse

Estudiosos da Bíblia têm calculado que mais de trezentos detalhes proféticos foram cumpridos fielmente em Cristo. Aqueles que ainda não foram cumpridos, referem-se à sua segunda vinda e ao seu Reino, ainda futuros.

a) Cristo no Pentateuco.
O Pentateuco compreende os primeiros cinco livros da Bíblia, escritos por Moisés. Eles falam de Cristo como o descendente da mulher, o nosso Cordeiro Pascal, o nosso Sacrifício pelo pecado, Aquele que foi levantado pára nossa cura e redenção, e o Verdadeiro Profeta.

b) Cristo nos Livros Históricos.
Os livros históricos agrupam os livros da Bíblia que vão desde Josué até o livro de Ester. Da dramaticidade dos seus relatos, se sobressai a figura singular do Salvador como: o Capitão da nossa salvação, o nosso Juiz e Libertador, o nosso Parente Resgatador, o nosso Rei Soberano, o Restaurador de nossas vidas, e a divina corte de apelação das causas perdidas.

c) Cristo nos Livros Poéticos
O conjunto de livros que formam a sessão dos livros poéticos compreende os livros de Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares.
Na Bíblia eles se irmanam na exaltação do Senhor Jesus Cristo como o nosso Redentor que vive, o nosso Socorro e Alegria, a Sabedoria de Deus só achada pelos diligentes madrugadores, o Alvo Verdadeiro, e o Amado da nossa alma.

d) Cristo nos Livros Proféticos.
Os livros proféticos do Antigo Testamento são os livros compreendidos desde Isaías até Malaquias. Neles o espírito profético vaticina a humanização, humilhação e glorificação do Messias. Eles o apresentam como o Messias que há de vir, o Renovo da Justiça, o Filho do homem, o Soberano de toda a terra cujo trono jamais será removido, o Marido fiel, o Restaurador benevolente, o Lavrador divino, o nosso Salvador imutável, a nossa Ressurreição e Vida, a Testemunha Fiel contra as nações rebeldes, a nossa Fortaleza no dia da angústia, o Deus da nossa salvação, o Senhor Zeloso, o Desejado de todas as nações, o Pastor ferido, o Sol da Justiça.

e) Cristo no Novo Testamento.
O Cristo vaticinado no Antigo Testamento encontra nos escritos do Novo a sua maior expressão. Este o apresenta como o Messias manifesto, o Servo de Deus, o Filho do homem, o Filho de Deus, o Senhor redivivo, a divina Causa da nossa justificação, o Senhor nosso, a nossa Suficiência, o nosso Libertador do jugo da Lei, o nosso Tudo em todas as coisas, a nossa Alegria e Gozo, a nossa Vida, Aquele que há de vir, o Senhor que vai voltar, o nosso Mestre, o nosso Exemplo, o nosso Modelo, o nosso Senhor e Mestre, o nosso Intercessor junto ao Pai, a Preciosa Pedra Angular da nossa fé, a nossa Força, a nossa Vida, o nosso Caminho, Aquele que há de vir com milhares dos seus santos e anjos, e o Triunfante Rei dos reis e Senhor dos senhores.

2. Jesus o tema principal em cada livro do VT.

Nós não temos que conhecer a Cristo apartir do VT, nós temos é que conhecer o VT apartir de Cristo. Por que foi assim que Ele nos ensinou.
Será que nós não estamos pensando o mesmo que os Judeus na época de Jesus, enxergando um Jesus Elias, um Jesus Jeremias, querendo com isso resgatar aquilo que Cristo aboliu, recosturando o véu que o brado na cruz rasgou. Disse Jesus

"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5:39" 

Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. João 5:46 

2.1. Em Gênesis - Jesus é a semente da mulher, Jesus é a Arca de Noé, Jesus é a posteridade de Abraão.
2.2. Em Êxodo - Jesus é o Libertador de seu povo, Jesus é o Cordeiro pascoal Jesus é o pão da vida, de quem jorra Agua que sacia.
2.3. Em Levítico - Jesus é o Sumo Sacerdote, o sacrifício pelo pecado.
2.4. Em Números - Jesus é o provedor de seu povo, A coluna de nuvem de dia e de fogo a noite.
2.5. Em Deuteronômio - Jesus é o profeta como Moisés, é o líder que prepara o povo para alcançar a terra prometida, é aquele que exorta o povo a obediência relembrando a lei.
2.6. Em Josué - Jesus é o príncipe dos exércitos do Senhor, o líder da nossa salvação.
2.7. Em Juízes - Jesus é o justo juiz, o libertador e salvador de seu povo.
2.8. Em Rute - Jesus é o nosso resgatador; o parente que nos redime, Ele é nosso Boaz.
2.9. Em 1 Samuel - Jesus é o nosso Samuel, o filho prometido a Deus antes do seu nascimento. Jesus é o nosso Davi, o rei escolhido por Deus.
2.10. 2 Samuel - Jesus é Rei, Profeta e Sacerdote associado em uma mesma pessoa, Jesus é o nosso Davi.
2.11. Em 1 e 2 Reis; e 1 e 2 Cronicas - Jesus é o nosso Soberano, o Rei que nos dar paz, O templo de Deus, Jesus é o nosso Salomão.
2.12. Em Esdras - Jesus é o nosso restaurador, aquele que chama o povo para o arrependimento.
2.13. Em Neemias - Jesus é a nossa força, aquele líder que nos encoraja a fazer a obra de Deus.
2.14. Em Ester - Jesus é o nosso Mardoqueu, aquele que abre mão de viver para livrar o povo.
2.15. Em Jó - Jesus é aquele que foi privado de tudo para fazer a vontade de Deus, e abeira da morte intercede por seus amigos, Jesus é o Salvador eternamente.
2.16. No Salmos - Jesus é o bom pastor, o que habita nos louvores de Israel.
2.17. Em Provérbios - Jesus é a sabedoria.
2.18. Em Eclesiastes - Jesus é o Rei que desce para ver tudo que acontece, e que os homens fazem debaixo do sol.
2.19. Em Cantares - Jesus é o noivo que nos ama. 
2.20. Em Isaías - Jesus é o Rei exaltado, que esta assentado sobre o trono Ele é o príncipe da paz.
2.21. Em Jeremias - Jesus é aquele que sofre na mão de seu povo e perdoa, Jesus é o Renovo da Justiça.
2.22. Em Lamenfações - Jesus é o profeta que chora.
2.23. Em Ezequiel - Jesus é o filho do homem, o Divino pastor que busca os que estão espalhados, Jesus é o tronco de Jessé, Ele é o homem maravilhoso com quatro rosto.
2.24. Em Daniel - Jesus é o quarto homem na fornalha ardente, a pedra que despedaça os reinos.
2.25. Em Oséias - Jesus é o marido fiel.
2.26. Em Joel - Jesus é aquele que baliza com o Espírito Santo e com fogo.
2.27. Em Amós - Jesus é aquele que carrega o nosso fardo, Jesus é aquele que revela os segredos aos profetas.
2.28. Em Obadias - Jesus é o poderoso para salvar. 
2.29. Em Jonas - Jesus é o profetas para os gentios, Jesus foi aquele que ficou três dias no hades.
2.30. Em Miqueias - Jesus é o Deus encarnado, aquele que apascentará o seu povo.
3.31. Em Naum - Jesus é o Juiz escolhido por Deus para julgar o pecado.
3.32. Em Habacuque - Jesus é o Evangelista de Deus, é aquele que sartisfas a nossa ansiedade.
3.33. Em Safonias - Jesus é a nossa corbetura o nosso alegre salvador.
3.34. Em Ageu - Jesus é o resgatador da herança, Aquele que dar maior Glória a segunda casa.
3.35. Em Zacarias - Jesus é a fonte purifica Jesus é o renovo.
3.35. Em Malaquias - Jesus é o sol da Justiça, o Anjo do novo concerto, o que tem a salvação debaixo das suas asas.

3. Qual o tema central das Escrituras Sagrada? 

Como vimos acima o tema central da Bíblia, é Jesus Cristo, e a este crucificado, a sua mensagem é as Boas Novas: O Deus misericordioso justifica o ímpio. É por isso que em cada livro da Bíblia Jesus aparece revelado, tomando o Senhor Jesus como exemplo podemos dizer: 

 3.1. Que o VT é a preparação para o advento do Messias, todos os livros estão nos dizendo Jesus virá

3.2. Nos Evangelhos e no livro de Atos, vemos relatados a manifestação do Messias é o grande acontecimento, é o cumprimento das profecias, está nos dizendo Jesus já veio e habitou entre nós.

3.3. O mesmo livro de Atos e as epístolas: são as esplanações das doutrinas de Cristo e das promessas para os santos, esta nos dizendo Jesus voltará.

3.4. O livro do Apocalipse: é a consumação de tudo que Jesus predisse, e é o Senhor Jesus nos dizendo:
"... Eis que cedo venho..."
"Eis que fasso novas todas as coisas"

Conclusão:

As profecias tem em Cristo Jesus o seu cumprimento, as promessas de Deus tem nele o seu cumprimento, sua consumação.
Obs. Quando Jesus disse na Cruz esta consumado, Ele estava dizendo: Pai á obra da redenção esta feita, as suas promessas estão cumpridas, a sua ezigencia foi satisfeita, o seu desejo foi realizado, a sua Palavra agora dar vida. O que o senhor planejou eu consumei, acabou esta cumprido, nenhuma condenação há para os que estão em mim.

A lei aponta para isso, cada festa os rituais apontam para isso, o sábado, o tabernáculo, as vestes sacerdotais, o modo arrumavam as suas tendas, a vida dos personagem bíblicos apontavam, tudo aponta para isso: JESUS, JESUS, JESUS, JESUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário