ATENÇÃO!!!

Você ao clicar nas propagandas, você ajuda esse canal.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Misericórdia.




Introdução: 

Qual a definição de misericórdia? É perdão, concedido por bondade pura. É a virtude sublime, que leva a ter compaixão pela miséria de outrem. A melhor definição é: Virtude que impele a perdoar o que se tem o direito de punir. O apóstolo Paulo, referindo-se a Deus, assim se expressa: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação” (II Co. 1:3).
            Continuando Paulo diz: “Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus” (II Co. 1:4). Podemos tirar algumas conclusões deste verso.

1 - As tribulações podem vir de Deus, ou não, mas todas Elas estão no seu controle “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 1 Coríntios 10:13. “Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações,sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; Tiago 1:2-3”; “Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. Tiago 1:12”.
Mas isso não inclui as tentações, por Deus não tenta ninguém “Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:13-17”.
Mas é importante observar que deus corrige aquele que Ele ama, os seus filhos “E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido; Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. Hebreus 12:5-8”.
Obs. Foi por isso que Davi quando errou preferiu cair ma mão de Deus (2Smuel 24)

2 - Deus o Pai, pode evitá-las, mas usa para sermos aprovados e não para cairmos por isso que Deus “... não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 1 Coríntios 10:13. Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; 2 Timóteo 3:11

3 – E o que Deus ainda faz por nós é consolar-nos.  “... Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação” (2Co. 1:3b). “Que nos consola em toda a nossa tribulação...” (2 Co. 1:4); "Mas deus que consola os abatidos... (2Co. 7.6a). Como Deus Fez com o Senhor Jesus no getsamani "e apartou-se deles cerca de um tiro de pedra, e pondo-se de joelhos orava, dizendo: Pai, se queres passa de mim este cálice, todavia não faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu um anjo do céu que o consolava. E posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor se tornou-se em grande gotas de sangue que corriam até o chão (Lc. 22.41-44).

4 - Estamos nós os cristãos, no meio do inferno e o deus deste mundo quer nos massacrar por meio dos seus exércitos (2 Co. 4:4).
            Por que Deus é chamado de Pai das misericórdias? Porque quer salvar a todos os homens e mulheres, sem distinção de raça, cor, ou posição social, por isso Paulo declarou: “Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem. E venham ao conhecimento da verdade” (I Tm. 2:3-4). “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gl. 3:27-28).
 
Obs. Zaqueu era cobrador de impostos e ladrão, e foi salvo (Lc. 19:1-10). Pior do que Zaqueu foi um dos ladrões que foi crucificado com Cristo, que a tradição diz chamar-se Dimas. Este confessou suas culpas na cruz, creu em Jesus, e foi salvo (Lc. 23:39-43). Os inimigos de Deus foram reconciliados, para serem salvos, se cressem em Jesus (Rm. 5:8-10). Qualquer homem ou mulher, independentemente do crime ou pecado cometidos, crendo e confessando a Cristo, como SENHOR e SALVADOR é salvo por Ele e regenerado pelo Espírito Santo. Paulo nos informa que muitos idólatras, e adúlteros, e efeminados, e sodomitas, e ladrões, e avarentos, e bêbados, e maldizentes, foram salvos e regenerados (I Co. 6:10-11). É por isso que Deus, o Pai de Jesus, é chamado de Pai das misericórdias (II Co. 1:3).

Conclusão:

[Salmo de Davi] A ti, SENHOR, levanto a minha alma.
Deus meu, em ti confio, não me deixes confundido, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim. Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa.
Faze-me saber os teus caminhos, SENHOR; ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia. Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas benignidades, porque são desde a eternidade.
Não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, SENHOR. Bom e reto é o SENHOR; por isso ensinará o caminho aos pecadores. Guiará os mansos em justiça e aos mansos ensinará o seu caminho.
Todas as veredas do SENHOR são misericórdia e verdade para aqueles que guardam a sua aliança e os seus testemunhos. Por amor do teu nome, SENHOR, perdoa a minha iniqüidade, pois é grande. Qual é o homem que teme ao SENHOR?
Ele o ensinará no caminho que deve escolher. A sua alma pousará no bem, e a sua semente herdará a terra.
O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança. Os meus olhos estão continuamente no SENHOR, pois ele tirará os meus pés da rede. Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito. As ânsias do meu coração se têm multiplicado; tira-me dos meus apertos.
Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados.
Olha para os meus inimigos, pois se vão multiplicando e me odeiam com ódio cruel.

Guarda a minha alma, e livra-me; não me deixes confundido, porquanto confio em ti.
Guardem-me a sinceridade e a retidão, porquanto espero em ti.
Redime, ó Deus, a Israel de todas as suas angústias. 

Salmos 25:1-22
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário