ATENÇÃO!!!

Você ao clicar nas propagandas, você ajuda esse canal.

terça-feira, 19 de março de 2013

O Dia Do Senhor

Dia do Senhor é uma frase associada à pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo, empregada só uma vez em o Novo Testamento, onde o apóstolo S. João diz: “Achei-me no Espírito, no dia do Senhor”, Ap. 1. 10. Várias são as interpretações dadas à esta passagem, como vamos ver.

1. Dizem uns que o apóstolo se refere ao Sábado, ou sétimo dia da semana, que Deus mesmo denomina “meu santo dia” Is. 58.13. Mas, se o apóstolo tinha em mente o sétimo dia, parece estranho que não tivesse empregado a designação usual.

2. Dizem outros que o apóstolo se referia ao dia do nascimento de Cristo. Este dia, porém, era ignorado e não era costume comemorá-lo na igreja primitiva.

3. Afirmam outros que a expressão “Dia do Senhor” tem a mesma significação de igual frase empregada por São Pedro, na 2 Epist. 3.10, que indubitavelmente se refere à Segunda Vinda. Sendo assim, era o mesmo que dizer que S. João se achou no Espírito no dia do Juízo, o que é absurdo. Ele regista o dia e o lugar em que teve a visão: foi quando se achava em uma ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus; que ele se achou no Espírito no dia do Senhor determinando o dia em que teve a visão. Deve-se notar ainda que ele não fala do dia do Senhor, designação constante da segunda vinda de Cristo, mas emprega o adjetivokuriake distinção feita para diferençar a frase. “Dia do Senhor” determinando o primeiro dia da semana, em que Jesus ressuscitou dos mortos e “Dia do Senhor” referindo-se à segunda vinda de Cristo.

4. Julga-se possível que o apóstolo se tenha referido ao aniversário da ressurreição. Porém, nenhum dos padres primitivos pode ser citado em favor desta interpretação e do sentido dado à frase “Dia do Senhor”, como sendo data aniversariante.

Ao que se refere o Dia do Senhor? Para dizer que o apóstolo queria falar da Sexta-Feira em que Jesus foi crucificado, não parece razoável que este dia merecesse honra especial por parte dos apóstolos.

1. Deveria reservar-se para o Domingo, ou dia da ressurreição. Neste dia o Senhor apareceu a seus discípulos, Lc. 24. 13-49; Jo. 20. 1-25, oito dias depois, que em sentido ordinário quer dizer uma semana, Jesus honrou pela segunda vez o primeiro dia da semana, Jo. 20. 26. Uma vez que o dia de Pentecostes ocorria cinquenta dias depois do segundo dia dos pães asmos, Lv 23.11, 15, provavelmente caiu no primeiro dia da semana no ano em que Jesus foi crucificado, e, por isso, o derramamento do Espírito Santo deu-se naquele dia, At 2.1.

Os cristãos de Trôade no tempo do Apóstolo Paulo parece que haviam considerado este dia como destinado as suas reuniões e ao partir do pão, At 20.7. 

No primeiro dia da semana, deviam reunir-se e separar o que bem lhes parecesse para fins caridosos, 1 Co. 16.2. 

Obs. Estas passagens, auxiliadas por considerações de ordem geral, levaram a grande maioria dos cristãos a considerar o dia do Senhor como sendo o dia consagrado como sendo O Domingo, pelo exemplo dado pelo nosso Senhor apos a ressirreição e seus apóstolos, ao descanso semanal, relacionado com o Sábado dos dez mandamentos. 

Históricamente falando os patões passara a ter problemas com os seus fúcionários (ou servos) que se convertiam por que eles não iam trabalhar no Domingo de jeito nenhum.
Com a suposta conversão de Constantino,e a transformação da Igreja em Romana, o domingo foi oficializado como o dia do descanso

Conclusão:

Quando o apostolo João fala em seu livro que se encontrou em espírito no dia do Senhor, sem dar qualquer explicação referente a esse dia, deixa claro que a consideração deste dia era comum para os irmãos daquela época.

Os judeus tinham por costume separarem o sábado para o Senhor, e os apóstolo para destacar a nova aliança através de Jesus Cristo passaram a guardar o domingo para o Senhor, mesmo tendo todos os dia como santo, por que Ele ressuscitou ao terceiro dia, completando assim a sua obra redentora.

Se observamos muitos dos eventos registrados no livro de Atos aconteceram no Domingo, principalmente os que aconteceram no Templo, como a cura do paralítico, por que passou a ser o dia em que eles subiam no Templo para orarem.

Mas é importante observar que não foi os povo de Israel que santificou um dia para o Senhor, foi Ele mesmo que assim o fez. Memso toda a Terra sendo Dele e a sua plenitude e os homens que nela habitam, e todos os dias sendo seus. Deus santificou um dia para se mesmo. 

E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. 
Gênesis 2:2-3


Infelismente a Igreja hoje (Não a primitiva, ou a Igreja dos Pais da igreja, ou a Igreja das catacumbas), mas a de hoje, com a ideia que não é errada de que todo dia é o Dia do Senhor, não guardam dia nenhum.

Voltemos as nossas origens e passamos a guardar UM DIA TOTALMENTE DEDICADO AO SENHOR, sem fazer nada mais nesse dia, e o demais dia dedicamos também a ele com o período devocional. Ele merece, Ele é Digno disso. Amem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário