ATENÇÃO!!!

Você ao clicar nas propagandas, você ajuda esse canal.

quarta-feira, 20 de março de 2013

O Fruto do Espírito (Gálatas 5.22):


Introdução:

Antes de começarmos vale ressaltar que existe diferença entre Don e fruto do Espírito. Para que o cristão vem ter uma vida de santificação e repleta de realizações. É necessário que esteja ativo nele o fruto do Espírito.
Por definição o fruto do espírito é a manifestação da virtude do Espírito Santo na vida e na personalidade do Cristão.
É significante ressaltar que o fato de ser “fruto” (singular) e não “frutos” (plural), do espírito remete ao fato de que todas as virtudes e manifestações devem ser únicas e total, fazendo do cristão uma pessoas completa com essas virtudes, ou seja, não baste ter algumas dessas qualidades, devemos ter todas simultaneamente (Gl. 5.22)

1.  Caridade:
Esta palavra no grego é ágape, a essência do amor, não tem nada a ver com amor humano e sim com amor imutável, divino e verdadeiro, ao ponto de ser amar até o próprio inimigo.

Mt 5:46 Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
Mt 5:47 E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
Cl 3:14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição.
 
2.  Gozo:
Do grego chara, significa uma grande satisfação espiritual. É esta alegre mesmo em tribulações:

At 5:41 Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus.
2Co 7:4 Grande é a ousadia da minha fala para convosco, e grande a minha jactância a respeito de vós; estou cheio de consolação e transbordante de gozo em todas as nossas tribulações.


3.   Paz:
Do grego eirene, significa aquietarão do coração,é o  não esta ansioso. É manter a calma e a tranquilidade em méis a situações adversas.

Fp 4:7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
1Ts 5:23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

4.   Longanimidade:
Do grego makrothumia, significa paciência, demorar-se a irar, tolerância e cala ma apara enfrentar as adversidades.

2Tm 3:10 Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, caridade, paciência,
2Pe 3:9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
Ef 4:1,2 Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,  com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

5.   Benignidade:
Do grego khrêstottês, é a disposição que uma pessoas tem em seus caráter de quere o bem de todos, e não magoar a ninguém.

Cl 3:12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade,
Ef 4:32 Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.


6.   Bondade:
Do grego agathôsunê, a bondade, é quando alguém pratica o bem, ou seja, é o verdadeiro amor, colocado em prática.

Gl 6:10 Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.

7.   Fé:
Do grego pistis, é confiar com fidelidade. É tratar co  honestidade, compromisso, fidelidade.

Rm 1:17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
Hb 11:6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

Cabe lembrara aqui, embora a fé seja um aspecto muito importante do fruto do Espírito, ele, porém, pode perder o seu valor se não for acompanhada de obras sinceras:

Tg 2:14-16 Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?


8.   Mansidão:
Do grego pautes, não significa ter atitudes insertas, mas é sujeita-se a alguma situação, ainda que esta envolvam atitudes enérgicas em certas ocasião.

Podemos enxergar este contexto no impasse entre Paulo e Barnabé por causa de Marcos; At 15:37-39 E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos. Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra. E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.
Apesar desta condena inicial, podemos ver que não houve entre Paulo e Marcos nutrido nenhum sentimento de cólera em ambos, muito pelo contrário acerca de Marcos Paulo disse: 2Tm 4:11 Só Lucas está comigo. Toma Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.

Como observamos a mansidão esta inerentemente ligada ao exercício do ministério, mormente, na evangelização: 2Tm 2:25 instruindo com mansidão os que resistem, a ver se, porventura, Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade.

9.   Temperança:

É também chamada de domínio próprio. É a capacidade que a pessoa tem de se controlar. E isto se refere a todo o tipo de controle: sobre os desejos, paixão, impulso etc.

Tg 3:2 Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo.
1Co 6:12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

Conclusão:

Todo o cristão deve ser sempre conduzido pelo Espírito Santo, devem deixa-Lo dominar todo o seu ser.
Entendemos que o fruto do Espírito, é , sem dúvidas nenhuma, o  mais importante  elemento a ser cultivado por todas os cristãos.
______________________________________________________
http://centralizadosemcristo.blogspot.com.br/p/contribua.html

Um comentário:

  1. O Fruto do espirito é o que esta faltando em nossas igrejas,estamos querendo avivamento mas sem o fruto do espirito,jamais chegaremos a terra prometida,estamos carecendo das virtudes do fruto do espirito em nossos relacionamentos conjugal e nos relacionamentos pessoais,como jesus falou nos últimos dias o amor de muitos esfriarão,a fé é a raiz do amor! Graça e paz!

    ResponderExcluir